segunda-feira, 7 de agosto de 2017

MARIA VINDA DE OLIVEIRA



MARIA VINDA DE OLIVEIRA, nasceu no dia 29 de outubro de 1911, na cidade de Belém do Pará–PA. Filha de Francisca Maria de Oliveira e Pedro Raimundo de Oliveira. Residia na Comunidade Trapiá, Apodi-RN.

Estudou o 1º grau menor e sabia ler e escrever. Além de Dona de Casa era uma excelente costureira, fazia costura para toda comunidade. Casou-se com Pedro Augusto Virgínio no dia 06 de junho de 1938, celebrante o Padre Benedito Sabóia. Teve 13 filhos sendo 7 filhos homens e 6 filhas mulheres, dos 13 criou apenas 9 filhos. Que foram:

Maria do Carmo Câmara, 1939 (Maria do Café)
José de Oliveira Câmara, 1940 (Zé Bolinha) in memoriam,
Francisca Vinda Torres, 1941 (Netinha de Loloia)
Joana Vinda de Oliveira Torres, 1942(Joana de Dão)
Miguel de Oliveira Câmara, 1943 (Bil Câmara)
Teresinha de Oliveira Câmara, 1947
Moisés de Oliveira Câmara, 1949
Pedro de Oliveira Câmara, 1952
Josué Câmara Sobrinho,1957.
Veio morar na Comunidade Córrego logo após o seu casamento. Fez um trabalho Social criando na Comunidade, junto com o Pároco Pedro Neefs o 1º “Clube de Mães” com o nome: “Padre Pedro Neefs”. Fazendo com isso, a 1ª Associação na Área Social na Comunidade Córrego. Os objetivos do “Clube de Mães” eram distribuir alimentos, tais como: açúcar, óleo, bulgú (mais conhecido como bubu) e roupas, oriundas dos Estados Unidos da América (EUA), para os moradores mais carentes nos tempos difíceis. Em parceria com a Igreja Católica São João Batista e Nossa Senhora da Conceição de Apodi-RN. Através dessa associação foi criado o incentivo para construir o Mini Posto do Córrego. Como tudo era difícil, não durou muito fechou.

Com isso, Maria Vinda de Oliveira, percebendo a necessidade de uma assistência na área da saúde na comunidade, seu esposo: Pedro Augusto Virgínio doou um terreno em frente a sua residência e construíram o Posto de Saúde do Córrego. Pelo Serviço de Saúde Pública (antigo SESP). Atualmente Fundação Nacional da Saúde (FUNASA). Em parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi, na pessoa de Valdomiro Pedro Viana, no ano de1979 e sua inauguração foi no dia 02 de junho de 1980. Lugar esse onde trabalhou por 33 anos o seu filho casula Josué Câmara Sobrinho.

Faleceu em 19 de maio de 1984, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Deixando todos os familiares e comunidade com uma grande saudade da: “Eterna Mãe do Córrego”. 

No dia 05 de novembro de 2013, foi sancionada a lei que dá nome a UBS do Córrego de Maria Vinda de Oliveira - Mãe do Córrego, atendendo a solicitação da vereadora Soneth Ferreira.
 Apodi-RN, 24 de outubro de 2013
Maria de Jesus Câmara
FONTE – BLOG TUDO DE APODI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO E APODIENSE DE CORAÇÃO